top of page

REFORMAS RELIGIOSAS

As Reformas Religiosas acontecerem durante o séc XVI, nos quais os motivos dessas reformas foram pelos abusos cometidos pela Igreja católica, onde vinha desde o fim da Idade Média perdendo sua identidade, como os padres que não realizavam as missas como deveriam deixavam a população insatisfeita, o Papa arrecadava dinheiro para a construção da basílica de São Pedro em Roma, com a venda das indulgências ( a venda do perdão dos pecados).

AS Reformas eram:

Reforma Luterana : o alemão Martinho Lutero era o líder dessa reforma, foi um dos primeiros a contestar com os dogmas da Igreja Católica, ele criou 95 teses onde criticava algumas regras da Igreja, onde condenava o culto a imagens, a venda de indulgências, ele defendia que a salvação do homem era através da fé e nos atos de sua vida, teve grande apoio dos príncipes e duques da época.

Reforma Calvinista : João Calvino era o líder dessa reforma e acreditava que a salvação era da sua própria alma por consequência do seu trabalho justo e honesto, e defendia uma ideia de predestinação, onde a pessoa nasce com a sua vida predestinada.

Reforma Anglicana : o rei Henrique VIII funda o anglicanismo e aumenta o seu poder e suas posses, ele rompeu com o papado, pois Henrique VIII não tinha filhos e consequentemente tinha que se separar de sua esposa. Com a sua reforma, ele viveria normalmente com a sua esposa e sem filhos.

bottom of page