
História livre
-
Nação pólitica: constituida o estado no âmbito juridico.
-
Nação cultural: comunidade humana com determinadas caracteristicas culturais comuns.
-
Nação: sinonimo de país, territorio, povo e estado.
O estado no marxismo clássico
-Marx e especiaalmente Engels
-
É um intrumento de dominação de classe, logo é um Estado escravista, ou feudal. Assim denominações como burguês, proletáriado, etc.
-
Divisão de uma sociedade
-
Aparece como neutro (Estado), mas na verdade não é. Garante segurança.
-
Segurança da ordem, e impostos.
IDADE MODERNA
Modernidade: progresso: considerando melhor, mais avançado que antes.
CARACTERISTICAS DA ÉPOCA SÃO:
-
Enfraquecimento dos senhores feudais
-
Fortalecimento do poder dos reis
-
Aumento da produção agricula
-
Inovações tecnologicas
-
Alimentos vendidos
-
Reaquicemneto do comércio e monetização da economia.
Países absolutos
PORTUGAL
Portugal nasceu de uma traição feudal. Antes tinha uma história inseparavel com a da Espanha.Em 1103, Henrique de Borgonha (falecido em 1112) ajudou Castilha em seu trabalho de reconquista. Em gratidão a isto, Afonso VI de Castilha nomeou Henrique conde de Portugal. Quando Afonso VI morreu (em 1109), o conde Henrique (e mais tarde sua viúva, Teresa) se negaram a manter sua dependência de Castilha e Leão. Invadiu Leão e começaram uma série de guerras peninsulares. Em 1128, seu filho, Afonso Enriques (futuro Afonso I, rei de Portugal), rebelou-se contra sua mãe. Os cavaleiros portugueses aceitaram Afonso I como rei de Portugal em 1143. Em 1179, o papa reconheceu a independência de Portugal.
INGLATERRA
Surgiu da Guerra Das Rosas. Que foi uma guerra civil pela disputa do reino Inglês entre duas importantes famílias nobres britânicas: Lancater e York.
O vencedor Henrique Tudor foi coroado rei da Inglaterra. E conseguiu colocar fim no conflito militar e a disputa politica ao se casar com Isabel de York, unindo desta forma as duas famílias.
CONSEQUÊNCIAS:
-
Centralização politica nas mãos do rei.
-
Enfraquecimento dos senhores feudais.
-
Aumento do comércio
-
Diminuição da influência inglesa na Europa.
ESPANHA
A Espanha surgi do conflito entre reinos (Leão, Castela, Navarra, Aragão e o Condado de Barcelona.).
Por volta do século XI, esses reinos católicos resolveram formar exércitos que – inspirados pelo movimento cruzadista – teriam a missão de expulsar os “infiéis” muçulmanos daquela região. A partir de então, a chamada Guerra de Reconquista se alongou até o século XV.Em 1469, a presença muçulmana estava restrita ao Reino Mouro de Granada. Nesse mesmo ano, os territórios do Reino de Castela e Aragão foram unificados graças ao casamento entre os monarcas cristãos Isabel de Castela e Fernando de Aragão.
FRANÇA
A Guerra dos Cem Anos foi deflagada quando o trono frânces esteve carente de um herdeiro direto. O rei britrânico EDuardo III, reivindicou o direito de unificar as coroas inglesas e francesas.
Os Ingleses venceram as primeiras batalhas e conseguiram o controle de alguns terrítorios do Norte da França.
Em 1356 as batalhas são retomadas, conquistando novas regiões. Em 1360 a França assinou o tratado Brétingny, e foi oficilizou a Inglaterra que recuperou alguns territórios tomados pelos franceses.
No ano de 1415 o Reino britânico Henrique V recuperou porçoes do norte da França, e assinou o Tratado de Troyes.
Em 1422, com a mobilização popular que a emblemática figura de Joana D’Arc apareceu, afirmando ter sido enviada por Deus para dar fim ao controle inglês. No ano de 1430, Joana D'Arc foi morta na fogueira sob a acusação de bruxaria.Mesmo com a entrega da heroína, os franceses conseguiram varrer a presença britânica na porção norte do país. Em 1453, um tratado de paz que encerrava a Guerra dos Cem Anos foi assinado.