top of page

História do Ceará

Pero Coelho de Souza, em 1604, constrói o Forte de São Tiago na foz do Rio Ceará, hoje chamada de Barra do Ceara, Litoral Oeste de Fortaleza.
A forte resistência indígena e o assoreamento do Rio Ceará, que na maré baixa provocava o encalhe dos navios, fizeram com que o forte fosse abandonado pelos Portugueses.

Em 1614 Martim Soares Moreno, comandando expedição portuguesa, constrói o Forte de São Sebastião, erguido no mesmo local do abandonado Forte de São Tiago. Os holandeses, que tinham invadido o Brasil, enviam de Pernambuco em 1637, uma expedição que expulsa os Portugueses do Ceará. Esta expedição permanece na Barra do Ceará até 1645, quando devido a hostilidade dos índios vão embora do Ceará.

Ocupação

Duas frentes de ocupação atuaram no Siará, a primeira, chamada de sertão-de-fora foi controlada por pernambucanos que vinham do litoral, e a segunda, do sertão-de-dentro, controlada por baianos. Ao longo do tempo o Siará foi sendo ocupado o que impulsionou o surgimento de várias cidades. A pecuária serviu de motor para o povoamento e crescimento da região, transformado o Siará na “Civilização do Couro”.

Entre os séculos XVIII e XIX, o comércio do charque alavancou  o crescimento  econômico da região. Durante esse período, surgiram as cidades de Aracati, principal região comerciária do charque, Sobral, Icó, Acaraú, Camocim e Granja. Outras cidades como Caucaia, Crato, Pacajus, Messejana e Parangaba (as duas últimas bairros de Fortaleza) surgiram a partir da colonização indígena por parte dos jesuítas.

A partir de 1680, o Siará passou à condição de capitania subalterna de Pernambuco, desligada do Estado do Maranhão. A região só se tornou administrativamente independente em 1799, quando foi desmembrada de Pernambuco e o cultivo do algodão despontou como uma importante atividade econômica. Às vésperas da Independência do Brasil, em 28 de fevereiro de 1821, o Siará tornou-se uma província e assim permaneceu durante todo o período do Império. Com a Proclamação da República  Brasileira, no ano de 1889, a província tornou-se o atual estado do Ceará
.
 

bottom of page